O Disco intervertebral

disco-intervertebralA coluna vertebral é constituída por um conjunto de vértebras que estão separadas entre si por uma estrutura chamada disco intervertebral. Cada um destes discos é formado por anel fibroso e núcleo pulposo. O primeiro é a região periférica do disco (que é inervada por ramos do nervo sinovertebral e do nervo vertebral) e o segundo, a região central. Se fizermos uma analogia com o “ovo frito”, o anel fibroso corresponde à clara, enquanto o núcleo pulposo está relacionado à gema do ovo. O anel fibroso envolve o núcleo com suas camadas concêntricas, essa característica mantém o núcleo pulposo em pressão constante, garantindo assim o seu suporte.

Função e importância do disco intervertebral

O disco intervertebral é hidrófilo, ou seja, sua natureza molecular viabiliza a capacidade de atrair água. É ele quem garante a mobilidade natural da coluna, que ocorre em cada nível vertebral. E como ocorrem esses movimentos? Eles se dão através dos deslizamentos das vértebras, sendo o disco intervertebral maleável e responsável por esse movimento vertebral. Em virtude de sua função, qualquer alteração no disco prejudicará a própria mecânica da coluna.

Alguns fatores que podem causar a degeneração discal

– Excesso de peso;

– Tabagismo e excesso de álcool;

– Postura incorreta;

– Envelhecimento;

– Sedentarismo;

– Trabalho pesado e repetitivo.

Principais consequências da alteração no nível do disco

Alterações morfológicas: esse tipo de alteração torna pouco provável o retorno à condição normal, em virtude da lesão já ter afetado a estrutura tecidual, é o caso da hérnia de disco extrusa (ocorre quando as fibras do anel se rompem, expulsando parte do núcleo pulposo para o exterior e provocando uma incidência forte de dores e inflamação).

Alterações funcionais: neste caso, a lesão ainda não alcançou a estrutura do tecido e, contanto que seja corrigida a tempo, não irá afetar o próprio tecido posteriormente. Alterações posturais podem exemplificar.

O núcleo vertebral suporta bem mais as cargas que passam pelo disco intervertebral do que o anel fibroso. Dessa forma, pertence ao núcleo a função principal de suporte de cargas, enquanto ao anel é assegurada a função principal de contenção do núcleo.

Patologias da coluna que são resultantes ou consequências da degeneração discal

– Hérnia de disco;

– Protusão discal;

– Estenose do canal vertebral lombar e cervical;

– Artrose interapofisária;

– Bico-de-papagaio, etc.